Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Off Pitch

Blogue do treinador Bruno Dias

3 Perguntas Facilitadoras do Sucesso

blogbd.png

Durante 7 épocas contratei treinadores para concretizar diferentes objectivos: subir de divisão, garantir a manutenção, promover jogadores para patamares superiores, primordialmente, e, eram excepção aqueles treinadores que encaixavam, simultaneamente, nos diferentes perfis, por vezes, alguns dos treinadores tinham perfil para garantir a manutenção na época X, e já não tinham, na época seguinte, contudo passaram a ter para subir de divisão, por exemplo.

Se existem algumas variáveis que mudam com o natural crescimento do treinador, existem outras que se mantém mais estáveis e que são essenciais para aumentar a probabilidade de sucesso na contratação do treinador.

As respostas às perguntas:

Qual a visão que o treinador tem do fenómeno futebol?

Qual a ideia de jogo que o treinador privilegia?

Qual a metodologia de trabalho que o treinador privilegia?

Aumentam exponencialmente as possibilidades de sucesso do clube, tendo este claro o seu posicionamento, permitem, portanto, aumentar a congruência dos elementos chave do clube construindo o caminho conjunto a trilhar.

Será tão diferente nas organizações não desportivas? Deverão os recrutadores contratar aqueles que pretendem que liderem sem garantir esta congruência de ideias?