Como avaliar o treinador?
A superficialidade na avaliação dos treinadores, esgota-se, na validação dos resultados, ou seja, a equipa A subiu o treinador é fantástico a equipa B desceu o treinador é incompetente. Será esta dedução a forma mais correta de avaliar o trabalho desenvolvido pelos treinadores?
Várias organizações, maioritariamente, não desportivas optam por avaliar os resultados dos colaboradores em função dos recursos disponibilizados e dos estabelecidos. É possível replicar nas organizações desportivas?
O sim é imediato. Exemplo concreto será um treinador que é contratado para garantir a manutenção, são lhe concedidos parcos recursos comparativamente com a maioria dos opositores e este concretiza o objectivo. Neste caso, a avaliação será positiva. Noutro prisma, um treinador que têm recursos superiores aos restantes opositores e não é capaz de alcançar a subida de divisão ou o título de campeão, não realizou um trabalho positivo.
A avaliação dos treinadores terá necessárias implicações no recrutamento dos mesmos. É também assim, nas organizações não desportivas. Os colaboradores que concretizam objectivos tendem a ser valorizados internamente, melhorar a situação contratual ou ser promovidos do cargo que ocupam, e a receber propostas de trabalho de outras organizações.
Qual o melhor método para avaliar treinadores? Qual o melhor método para avaliar colaboradores? É possível replicar o método em organizações distintas?