Criar uma Visão ou prever o futuro?
É muito mais que sonhar, é algo duradouro e sobretudo, inspirador.
Provavelmente, o maior património humano, a locomotiva da evolução e, certamente, o desafio diário que nos estimula a ultrapassar obstáculos, a redefinir limites e a alcançar algo que muitos dizem impossível, mas que só o é até conseguirmos faze-lo.
Esta premissa é verdadeira, do macro ao micro, das organizações ao indivíduo e tanto mais poderosa quantos mais forem contagiados por ela e se comprometerem a fazer acontecer.
Este compromisso, é tão poderoso, quanto tão celular for, nas organizações este é o principal desafio: o alinhamento de todos com a visão da organização.
Alcançar este alinhamento, requer uma abordagem microscópica a cada elemento da organização, não só, por si próprio, como no estabelecimento das relações com os restantes.
Várias são as técnicas e as estratégias a utilizar para alcançar este propósito, no próximo post, abordaremos uma das mais impactantes, a definição de objetivos.
De acordo com Peter Drucker, a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo, sendo assim, criar a tua visão é a melhor maneira de preveres o teu futuro.