Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Off Pitch

Blogue do treinador Bruno Dias

Definir Objetivos

53913877_2246362815681309_8573866324776714240_n.jp

Capacidade de estabelecer metas congruentes com a visão.

Tratando-se a visão, desde logo, do objectivo final das várias metas que necessitamos de conquistar para que esta seja uma realidade. Será, portanto, o somatório da conquista de várias “pequenas” metas que permitirá alcançar o objectivo final, a visão. As metas criadas a cada etapa, quando alcançadas, devem permitir alcançar um novo patamar de desenvolvimento.

Os objectivos devem ser SMART, ou seja, específicos, definidos com o maior detalhe possível, mensuráveis, ter uma unidade de medida (o que não se mede, não existe), alcançáveis, suficientemente desafiadores das nossas capacidades reais obrigando-nos a transcendência para os alcançar, realistas, que sejam possíveis de alcançar com os recursos que temos disponíveis e com prazo definido, que seja estabelecido um prazo para ser alcançado.

objetivos-SMART.jpg

 

Acrescentaria a esta técnica uma pergunta: Porquê? Responder esta pergunta após utilizar a metodologia SMART deve ser reveladora da importância do objectivo estabelecido e do grau de compromisso e prioridade que este possui, naquela circunstância, podendo ser excluído, redefinido ou alavancado com o máximo de recursos disponíveis.

Esta técnica deverá ser integrada numa estratégia global e será reforçada quanto maior for a capacidade de o indivíduo ou organização sistematizar ao detalhe o processo que pretende utilizar para alcançar o objectivo final, a sua visão.

As etapas desta estratégia corresponderão às metas a curto, médio e longo prazo que sendo congruentes entre elas tornaram o percurso mais sólido até à concretização do grande objectivo.