Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Off Pitch

Blogue do treinador Bruno Dias

Eu tenho o poder da escolha!

avillasboas.jpg

O custo oportunidade é mais que um conceito económico, provavelmente, poderá ser visto como um princípio que em cada decisão do quotidiano nos convida a dar prioridade a algo em detrimento de outra qualquer coisa.

Também é transversal porque é o mesmo para as decisões conjunturais e as estruturais (tema abordado AQUI), ou seja, é uma espécie de inevitabilidade que quando mais rapidamente aprendermos a lidar, maior consciência teremos das decisões a tomar a cada momento.

Se escolho almoçar fora todos os dias, poderei ter de abdicar, da poupança que pretendo fazer até ao final do ano para fazer aquele estágio que quero.

Se escolho ver televisão durante horas, o custo oportunidade poderá abdicar de desenvolver as competências que preciso para dar mais um passo na minha carreira profissional.

Vários poderiam ser os exemplos a referir, o que mais importante realçar é que o custo oportunidade está inerente a um poder de escolha, que é único e, deve ser, intransmissível de cada um de nós pelo que o seu bom uso determinará os resultados que iremos obter no futuro.

A escolha na forma como utilizamos todos os recursos que temos disponíveis sejam materiais, ex: o dinheiro, é o que a sociedade tende a valorizar mais, ou imateriais, ex: o tempo, o mais justo recurso disponibilizado pelo universo, determinam o nosso percurso bem como o tempo que o demoramos a percorrer.

Escolho aperfeiçoar-me a cada dia, aprender com os melhores e desfrutar do maior tempo possível com as pessoas e atividades que amo.

E as tuas escolhas quais são?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.